5 métricas básicas para analisar a saúde financeira da sua empresa

5 métricas básicas para analisar a saúde financeira da sua empresa

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Pode ser muito complicado para os empreendedores novatos analisar a saúde financeira da empresa. Afinal, sem experiência prévia nesse assunto, tende a ser complicado julgar quando a empresa está em boas condições e quando não. 

Nesse sentido, existem métricas que devem ser levadas em consideração como uma forma de entender o desempenho financeiro do negócio. Vale ressaltar que cada métrica possui a sua importância e que uma não é superior a outra. Na realidade, é preciso encontrar a utilidade para cada forma de medir a saúde financeira do negócio. 

Ao analisar o ticket médio, por exemplo, será possível ver quanto, em média, a sua empresa ganha com as vendas. Já ao olhar para o endividamento do negócio, por exemplo, é possível ver a capacidade da empresa em se manter viva e funcionando. 

Logo, existe uma razão para cada uma das métricas que serão citadas, como será possível observar. Além disso, a saúde financeira de uma empresa deve ser considerada de acordo com a fase de maturação do negócio. 

Pequenas empresas, ainda em fase de crescimento, terão mais endividamento em relação ao faturamento, pois há a necessidade de aumentar os investimentos para crescer mais. Já empresas consolidadas, por outro lado, terão menos problema nesse sentido e, assim, terão um endividamento menor, mas vão ter desafios de escala. Veja a seguir algumas das principais métricas para analisar a saúde financeira da sua empresa.

Faturamento

A saúde financeira de um negócio depende da sua capacidade de gerar caixa. Dessa forma, o único modo de gerar mais dinheiro para o caixa da empresa é a partir do faturamento. 

Por isso é tão fundamental que o gestor se preocupe com o valor que a empresa está faturando a cada mês – ou mesmo a cada semana. É importante estabelecer um ponto de meta e, a partir daí, buscar atingir os seus objetivos. 

Mas essa meta de faturamento tem de ser algo coerente com a realidade, capaz de fazer com que a empresa realmente alcance. Em todo caso, esse é um ótimo modo de analisar a saúde financeira da sua empresa, até mesmo por ser fácil de calcular.

Ticket médio

Em se tratando de saúde financeira, o ticket médio tem a sua importância. Isso porque essa métrica simboliza o quanto o seu negócio fatura, em média, a cada venda. Assim, a partir daí é possível saber qual é a média gasta por cada cliente ao comprar um único produto ou serviço da sua empresa. 

É claro que, quanto maior o ticket médio, maiores as chances de sucesso do seu negócio. Isso porque, quanto mais as pessoas gastam com a sua empresa por produto ou serviço, maior o fluxo de entrada de caixa. 

Logo, o faturamento aumenta e há maiores chances de prosperidade para a sua empresa. Muitas vezes o ticket médio é deixado em segundo plano no momento de analisar a saúde financeira do negócio, mas a verdade é que esse é um meio de entender melhor como a empresa fatura. 

Ao aumentar o valor dos produtos, por exemplo, o seu ticket médio aumentará. Mas isso não significa necessariamente que a sua empresa ganhará mais dinheiro, pois um ticket médio muito alto afasta os clientes.

Lucratividade

É fundamental para qualquer negócio ter uma saúde financeira estável. Logo, é fundamental que a empresa esteja faturando muito, mas só isso não importa. Na realidade, as margens de lucro também devem ser positivas, pois só assim os valores faturados realmente chegarão ao caixa da empresa. 

Imagine, por exemplo, que determinado produto X seja vendido por R$10. Mas, considerando todos os custos de produção, de frete e os encargos diretos com salários da produção, apenas R$0,30 ficam com a empresa que vende o produto X. 

Nesse caso, ao vender 20 peças, o faturamento total será de R$200; todavia, o lucro por produto será de apenas R$6. Nesse caso, a lucratividade não é interessante para a empresa. Por conseguinte, algo precisa ser alterado para que a saúde financeira não seja prejudicada.

Endividamento

A capacidade de solvência de uma empresa é algo importante no momento de analisar a sua saúde financeira. Dessa maneira, é necessário analisar corretamente o endividamento do negócio para compreender quais são as atitudes que devem ser tomadas para melhorar a situação. 

Mas, nesse caso, entenda ao certo o posicionamento da sua empresa quanto à fase de maturação. Uma companhia que ainda está em fase inicial, realizando muitos investimentos, terá um índice de endividamento muito alto quando relacionado com o faturamento. 

Todavia, esse é um cenário natural para esse caso em específico. Já uma companhia madura, que está consolidada no mercado, terá uma relação muito mais saudável entre o endividamento e o faturamento. 

Portanto, entender a fase na qual se encontra o seu negócio é essencial para definir se a saúde financeira está em um nível positivo ao considerar o endividamento.

Prazo médio de recebimento e prazo médio de pagamento

O prazo médio de recebimento é essencial para que qualquer negócio se mantenha funcionando. Isso porque esse é o período de tempo entre a venda do produto ou serviço e o efetivo pagamento desse produto ou serviço. 

Quanto maior o prazo médio de recebimento, pior para o seu negócio, pois isso mostra que levará mais tempo para que os clientes paguem. Se o seu prazo médio de pagamento das obrigações com fornecedores for inferior ao prazo de recebimento, por exemplo, há um grande problema. De forma simples, a conta não fecha. 

Mas, nesse caso, entra a importância de ter um bom capital de giro. Esse será o dinheiro usado para cobrir os “buracos” entre o prazo de recebimento das vendas e o prazo de pagamento das compras, fazendo com que a sua empresa seja capaz de honrar os compromissos. 

Nem sempre os empreendedores analisam essa situação, mas na verdade a falta de capital de giro é um dos grandes motivos pelos quais as pequenas empresas são obrigadas a fechar as portas.

A fórmula do prazo médio de recebimento é: 

(Contas a Receber / Receita líquida) x 360. 

O resultado será em dias.

Já o prazo médio de pagamento é: 

(Dívidas com fornecedores / Valor das compras brutas) x 360. 

O resultado será em dias.

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