Impressionante Crescimento Empresarial no Rio: Recorde Histórico de Novas Empresas Inaugura 2024 com Otimismo

Impressionante Crescimento Empresarial no Rio: Recorde Histórico de Novas Empresas Inaugura 2024 com Otimismo

empresas crescimento

Tópicos deste conteúdo


Em janeiro de 2024, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como Jucerja, alcançou um marco histórico ao registrar 5.528 novas empresas no estado, o maior número para um mês de janeiro em seus 215 anos de história. Este número supera o recorde anterior, estabelecido em 2022, quando 5.457 empresas foram abertas. Comparando com janeiro de 2023, que teve 4.949 novas empresas, observa-se um impressionante aumento de 11,6% em novas aberturas.

Este crescimento expressivo no empreendedorismo no Rio de Janeiro é atribuído a políticas focadas no desenvolvimento econômico e no incentivo à criação de novos negócios. De acordo com o governador Cláudio Castro, essas políticas, implementadas desde o início de sua gestão, têm expandido a economia do estado. Como resultado, a confiança de investidores e empreendedores tem aumentado, levando a um maior número de empresas abertas, o que, por sua vez, gera mais empregos e renda para os habitantes do Rio de Janeiro.

Analisando mais detalhadamente os tipos de negócios iniciados em janeiro de 2024, encontramos que a maioria, 5.107, foram novas constituições de empresas. Além disso, 345 filiais foram abertas e houve 76 inscrições de transferências de empresas para o estado. Esses números refletem a criação de uma variedade de novos negócios no Rio de Janeiro.

Interessante notar que, dentre as novas empresas, as principais atividades se concentram no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 103 novas empresas, seguido por restaurantes e estabelecimentos similares com 74, e comércio varejista de mercadorias em geral, com 72 novas empresas. Este panorama indica uma diversificação nas áreas de empreendimento no estado.

O presidente da Jucerja, Sergio Romay, ressalta a importância desses números. Ele menciona que, desde 2021, a Jucerja tem superado anualmente o número de empresas abertas, com o objetivo de manter e superar a marca de mais de 72 mil empresas abertas por ano, alcançada em 2023. Romay acredita que, com as inovações implementadas e o foco contínuo em facilitar os processos para empresários e empreendedores, 2024 será um ano ainda mais produtivo para o empreendedorismo no Rio de Janeiro. Ele lembra que, em 2023, a Junta Comercial registrou um total impressionante de 72.062 novas empresas, demonstrando o forte impulso que o estado vem experimentando no setor empresarial.

Inscreva-se na nossa newsletter
Receba todas as novidades em primeira mão ;)
Mais artigos