Investir em marketing de qualquer forma não basta. Se você quer chegar ao seu público, é preciso apostar em estratégias que realmente atinjam o público que a sua startup quer alcançar. Por isso, o Inbound Marketing para startups é a sua melhor opção.
As ações desenvolvidas a partir do Inbound fazem com que a marca ganhe notoriedade no ambiente on line, com estratégias que tem por objetivo atrair e converter futuros clientes usando um conteúdo atraente e relevante para a persona da sua marca.
Por conta desses benefícios, o inbound marketing vem ganhando a confiança dos empreendedores. Um levantamento desenvolvido pela HubSpot, empresa desenvolvedora e comerciante de produtos de software para marketing e vendas de entrada, mostrou que para 75% das empresas entrevistadas o Inbound Marketing é o principal método para alinhar marketing com o departamento de vendas.
Mas, e quando falamos de startups, quais os benefícios o inbound marketing pode proporcionar? É uma boa opção investir nesse tipo de marketing? Vem que vamos abordar esses temas neste artigo.
É uma boa opção investir em inbound no início da startup ou depois quando ela estiver mais madura?
Startups são empresas embrionárias com um grande potencial de crescimento. Para isso, é preciso que pessoas apostem, investindo financeiramente nessa ideia. Nessa etapa o Inbound pode ser um grande aliado, afinal, quem não é visto não é lembrado.
Com o Inbound, é possível atrair investidores, usando estratégias de publicidade para chamar a atenção de quem pode investir. Nessa fase é importante aparecer em canais especializados nos assuntos, o que pode ser facilmente alcançado com essa estratégia.
Sendo assim, investir logo no início é uma ótima ideia.
Como o inbound marketing pode ajudar a minha startup?
As maiores startups utilizam o inbound como ferramenta de geração de oportunidades de negócio e alcance da marca.
Isso porque, com o inbound é possível criar uma máquina de crescimento completamente escalável.
O inbound marketing colabora para que as Startups se tornem verdadeiras máquinas de venda previsíveis e escaláveis, tudo com um trabalho cuidadoso e estratégico, com ações mensuradas para as tomadas de decisão.
Ao ter conhecimento sobre o funil de vendas e táticas de marketing, a startup pode se tornar uma máquina de vendas, transformando o investimento com inbound marketing em receita, e não custo.
Vantagens do inbound marketing para as startups
Outro ponto importante a ser destacado é o valor de investimento. O inbound pode ser uma ótima opção, afinal, como startup é uma empresa iniciando no mercado, é importante que o valor investido não seja tão elevado. Ao contrário dos anúncios em TV, por exemplo, que podem chegar a milhares de reais por pequenos espaços, o Inbound Marketing pode ser desenvolvido com valores acessíveis. O foco do investimento não está nos anúncios, mas sim no conteúdo para atrair o público da startup.
O investimento no Inbound Marketing pode custar 62% a menos que no marketing feito em mídias tradicionais.
Com essa estratégia, a startup consegue mostrar seu diferencial e definir clientes, atraindo o nicho que a empresa preciso.
>>VEJA MAIS: Site para startup: por que a sua startup deve ter um site incrível ainda este ano<<
Startups que utilizam o inbound para gerar novos negócios
Confira alguns exemplos de startups que investem em inbound marketing.
1. Manipulaê
Um ótimo exemplo de investimento de uma startup em Inbound é a Manipulaê. Criada em 2017 pelo administrador de empresas Thiago Colósio e o engenheiro Rafael Diego Ângelo, a Manipulaê é uma plataforma online gratuita para que as pessoas façam a cotação e comprem seus produtos.
Desde o início a Manipulaê é cliente da Wiggle, apostando em Inbound Marketing.
Uma boa ideia, somada a um ótimo trabalho e investimento em inbound marketing são ingredientes de uma receita de sucesso. O resultado? 30 mil visitas no site de forma orgânica (sem investimento direto), 158 farmácias de manipulação conectadas na plataforma e um crescimento que continua.
Em 2018, a Manipulaê recebeu um investimento de R$ 525 mil da Anjos do Brasil, uma entidade de fomento ao investimento apoiando o empreendedorismo de inovação. Com o valor, a startup pode crescer 150% neste ano, fechando o ano com faturamento de R$ 200 mil.
2. Agenda Edu, Agendor, RD Station
Outras exemplos de startups que apostaram no Inbound e deram certos são agendor, RD Station e Agenda Edu.
Ou seja, startups que realmente querem crescer, alcançar clientes e investidores, precisam das estratégias de Inbound Marketing.
Como aplicar o inbound marketing para a sua startup? Faça parte da nossa Lista VIP e receba dicas estratégicas toda semana sobre inbound marketing, marketing de conteúdo, tendências nas mídias sociais e SEO!