Entenda a importância de produzir um bom conteúdo na web

Entenda a importância de produzir um bom conteúdo na web

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Se você tem interesse em marketing digital, com certeza já ouviu falar sobre produção de conteúdo. A produção de conteúdo é fundamental para os negócios, pois envolve a criação e compartilhamento de informações que são capazes de seduzir visitantes, gerar leads e por consequência, convertê-los em clientes engajados com a sua marca.

De nada adianta investir na construção de um site, se não produzir um conteúdo que consiga atrair os usuários para dentro dele ou então entrar no universo das redes sociais e não possuir posts atrativos, que chame a atenção do público e consiga converter curtidas em clientes.

Com uma boa estrutura de conteúdo, sua empresa pode atrair muitos clientes e conseguir propagar sua marca, aumentando consequentemente os lucros. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental que a produção de conteúdo seja feita de forma estratégica, alinhada com um objetivo específico da empresa.

Quais as vantagens?

Produzir um bom conteúdo gera inúmeras vantagens tanto para as empresas, quanto para o público. Portanto, oferecer conteúdos relevantes é essencial. Algumas das principais vantagens são:

  • Relevância nas buscas

Conforme as empresas vão produzindo conteúdos de qualidade, sua relevância nos mecanismos de busca do Google ou qualquer outro buscador, vai aumentando. Isso significa conquistar as primeiras páginas de pesquisa e consequentemente aumentar o número de visitas, interações, divulgação e lucros. Segundo a Search Engine Journal, 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca e 60% dos cliques vão para os três principais sites nos resultados. Além disso, conforme a imForza, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa.

  • Maior tempo de navegação no site

Quanto mais conteúdos relevantes houver maior será o interesse e tempo de navegação dos usuários. Manter o seu potencial cliente entretido com um assuntos do interesse dele, estreita a relação e aumenta consideravelmente as chances deste usuário ser convertido em cliente. De acordo com a BreezyHill, 47% dos consumidores veem de 3 a 5 peças de conteúdo criadas por uma empresa antes de falar com um vendedor. Ou seja, um ou dois bons conteúdos, podem chamar a atenção, mas tendo um conteúdo mais consolidado, as chances de divulgação aumentam.

Quanto mais tráfego e mais tempo tempo no site, maior a chance de lucro, pois o número de visitantes, se transforma em leads ou potenciais clientes conforme a medida em que a confiança é despertada por meio dos conteúdos. Um conteúdo de qualidade é o fator-chave em qualquer boa estratégia de SEO e melhorias no conteúdo aumentam o tráfego em até 2.000%, conforme a Marketing Sherpa. Com um aumento proporcionalmente relevante desta maneira, a chance de encontrar usuários que tenham interesse em tornar-se clientes, naturalmente crescem também.

  • Alcance e visibilidade

O Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, traduzindo mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhões de pesquisas anuais em todo o mundo. Dentro disso, está o seu potencial cliente, que está a procura de conteúdos que você produz. Porém, é apenas produzindo um conteúdo de qualidade, que ele vai conseguir encontrar sua marca. O bom conteúdo gera um alcance e uma visibilidade gigantesca, capaz de mudar a sua empresa de patamar se você investir corretamente.

Leia também: Gatilhos mentais: como eles podem acelerar sua estratégia de Marketing e Vendas

O que é necessário para conseguir produzir um bom conteúdo?

Produzir um bom conteúdo, ganhar relevância, visibilidade e claro, lucros, não é nada fácil. É preciso ter boas ideias, ser criativo, original e principalmente: resolver os problemas que as pessoas procuram resolver. Para que isso seja possível, é necessário saber algumas coisas:

  • Conheça a persona

Primeiro de tudo: conheça a persona, isto é, o público que você deseja atingir. A partir do momento em que a web passou a fazer parte da rotina das pessoas, possibilitou o surgimento de um novo perfil de consumidor, muito mais informado, conectado e exigente. O ponto essencial da produção de conteúdo é saber qual é o perfil para quem está produzindo, pois ele é a representação semi fictícia do cliente ideal. Quanto mais forem de encontro às suas necessidades e características, mais sucesso terão. É fundamental conseguir criar uma relação com o público alvo, incentivando-o a consumir o conteúdo, interagir, compartilhar e ajudar a divulgar positivamente sua marca.

  • Planeje

Os conteúdos online, antes de qualquer coisa, precisam ser planejados. Durante o planejamento é que são definidos os assuntos, os objetivos, as palavras-chave, a linguagem utilizada e a periodicidade dos materiais. Isso deve ser feito de acordo com as características e necessidades do cliente de forma estratégica e se utilizando de fontes confiáveis para a pesquisa.

  • Domine as ferramentas e a linguagem

Para que uma estratégia tenha sucesso, é essencial que o redator web domine diferentes formatos. É primordial a equipe de produção estar atenta às novas linguagens, recursos e ferramentas para que seja possível realizar da melhor maneira possível o conteúdo. A web está em constante mudança, seja na criação de novas tecnologias, plataformas ou simplesmente nos temas que estão sendo abordados no momento, não a toa, todo dia um meme diferente domina a rede.

  • Investir no conteúdo “frio”

Os conteúdos frios são aqueles que não envelhecem ou demoram muito tempo para perder a relevância. São informações mais completas e perenes sobre os mais variados temas, ao contrário do conteúdo factual, que perde a validade com o tempo. Esse estilo de conteúdo, o qual pode permanecer longos tempos nas páginas de pesquisa, é o preferido de empresas que investem em Marketing Digital, já que assim se educa o público ao mesmo tempo que se oferece uma série de informações que não se tornam ultrapassadas rapidamente.

  • Utilização hiperlinks

Os hiperlinks inseridos dentro da produção de conteúdo visam direcionar para outros materiais interessantes, seja do blog da própria empresa, por exemplo, ou para páginas externas. Eles criam mobilidade para o leitor e ainda são bem avaliados pelos mecanismos de busca, pois abrangem a informação aos usuários.

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