A taxa de conversão é o número de pessoas que visitam o seu site e são “convertidas”. Ou seja, realizaram uma determinada ação que tenha valor para o seu negócio. Esta ação pode ser a venda em si ou o preenchimento de um formulário.
No segundo caso, o objetivo é descer mais no funil e aplicar as estratégias de vendas por e-mail. Assim, a taxa de conversão deve ser medida pelos leads gerados no cadastro da uma newsletter, landing page, pop-ups ou através de CTA no próprio site.
É importante ressaltar que esta taxa fará com que a empresa tenha uma visão clara das vendas e até mesmo das oportunidades perdidas. A taxa de conversões deve ser medida periodicamente para reformular as estratégias, prever e contornar situações negativas.
Como medir a taxa de conversão de um eCommerce ou de um site
Vamos começar pelo eCommerce ou negócios online. Para medir a taxa de conversão deles, você precisa descobrir a quantidade de visitantes e a quantidade de visitantes que compraram algum produto no seu eCommerce.
Se você tiver o Google Analytics integrado no seu site, você encontrará essa informação super rápido. Depois, basta dividir o número de visitas pelo número de conversões:
Taxa de Conversões = número de vendas÷pelo total de visitas na sua loja virtual.
O Google Analytics mostra este indicador de uma forma bem simples: habilite a opção eCommerce e terá acesso a “Taxa de Conversão”.
E se eu não tiver um eCommerce, posso descobrir a taxa de conversão de visitantes para leads no meu site?
Sim! Para isso basta você ter acesso a quantidade de leads e a quantidade de visitas do seu site. O cálculo é o mesmo:
Taxa de Conversões = número de leads÷pelo total de visitas no seu site
Obs: em muitas estratégias de Inbound Marketing para eCommerce, a conversão é medida de visitantes para leads > de leads para oportunidades > e de oportunidades para vendas. Tudo isso depende de como está configurado o funil de vendas da empresa.
Como melhorar a taxa de conversão
Uma das formas mais usadas é o Teste A/B. Através dele é possível criar duas versões diferentes dentro de uma mesma campanha. Por exemplo:
- Você cria duas versões alternativas da sua página. Cada uma com um banner e um CTA (Call To Action) diferente. O software de teste A/B direciona 50% do tráfego de entrada para a página A, e 50% para a página B. A página com mais conversões ganha o teste realizado.
- Crie diversos tipos de testes em diferentes públicos. Mas sempre considere o potencial no aumento da taxa de conversão que você precisa. Faça todos os testes e analise qual foi a situação que provocou a melhor taxa de conversão. Depois é só direcionar o tráfego para a hipótese melhor.