Cliente de inbound não é cliente, é fã!

Cliente de inbound não é cliente, é fã!

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Ontem eu vi um anúncio no Instagram, era de uma empresa que vende uma ferramenta de automação de marketing. Ela estava se comparando com outra empresa do mesmo segmento, a RD Station. Eu sou super fã da RD, uso a ferramenta para os meus clientes e aqui para a agência.

Quando vi este anúncio fiquei muito brava. Comentei na hora falando que a RD era melhor que eles. Depois, eu fiquei pensando na situação como um todo: como uma marca consegue despertar tanta paixão no consumidor ao ponto dele defender a marca publicamente?

A resposta foi o título deste conteúdo: porque cliente de inbound não é cliente, é fã.

Por isso, eu resolvi escrever hoje este artigo contando a minha história como uma cliente de inbound marketing de outra marca. Acredito que essa é a melhor maneira de validar como o inbound transforma pessoas que nunca ouviram falar na marca, em verdadeiros fãs.

Mas antes eu quero fazer uma pergunta para todos os produtores de conteúdo e empreendedores que estão lendo este artigo:

Você gostaria que o seu público defendesse a sua marca publicamente?

Gostaria que eles fossem fãs da sua marca?

Que você fosse tão importante para eles, que não existiria mais concorrência, MESMO QUE o preço do concorrente fosse 7 vezes mais barato que o seu?

Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, o inbound marketing pode salvar a sua marca.

Orientações para leitura

Tecnicamente, a maneira que o inbound marketing faz uma pessoa com o perfil do seu cliente ideal ser fã da sua marca, é através do funil de inbound. Bem resumidamente funciona assim:

Atrair visitantes para a sua página > converter em leads > se relacionar com os leads gerados > gerar novas oportunidades de negócio. Este é o fluxo.

Mas quero compartilhar na prática com você, contando sobre como eu, Julia, passei por este fluxo no funil de inbound de uma empresa. A mesma que eu defendi ontem publicamente. Então, minha sugestão para a leitura é que você interprete minha jornada de compra real com essas etapas de inbound. Beleza?

Etapa 01 do Inbound marketing – Atrair (como eu conheci a empresa e cheguei até o site deles)

A primeira etapa do inbound marketing é a etapa de atração, consiste em atrair o seu público para o seu site ou página.

Eu cheguei ao site da Resultados Digitais em 2015, quando eu estava na faculdade de jornalismo, pesquisando sobre marketing de conteúdo. Eu não lembro ao certo qual artigo deles me chamou a atenção.

Mas lembro que eu os salvava na barra de favoritos do meu computador. Na época, eu estava descobrindo o conceito de marketing de conteúdo e SEO. Achei incrível e queria saber cada vez mais sobre o assunto. E era no site deles que eu encontrava todas essas informações.

Não sei ao certo quantas vezes eu acessei o site deles naquele ano, mas quase todo dia eu estava lá.

Etapa 02 do Inbound marketing – Gerar leads (como eu me tornei uma lead da empresa que eu defendi ontem)

A segunda etapa do Inbound marketing é a geração de leads. Não adianta muita coisa o seu público acessar o seu site, se você não tem informações sobre ele, como: nome, e-mail, quais são as principais dúvidas dessas pessoas, etc. Por isso, o objetivo é fazer com que os visitantes do site ou página deixem os dados deles em algum formulário.

Eu me tornei uma lead da Resultados Digitais quando comecei baixar os primeiros eBooks. Lembro que eu salvava todos em uma pasta no Google Drive. Confesso que eu não li todos, mas eu sempre dava um jeito de rolar o mouse até a informação que eu precisava saber.

Nisso, eu já estava gostando bastante deles, mas ainda não era uma fã da marca. Puxando da memória agora, eu lembro a sensação que eu tinha sobre a marca: remetia credibilidade, confiança e se naquele momento alguém me pedisse uma recomendação, eu já indicaria eles.

OBS: Lead = potencial consumidor cuja empresa sabe quem é (nome, e-mail, informações importantes sobre a pessoa) Diferente de um visitante no seu site, que você não sabe quem é.

Etapa 03 do Inbound marketing – Relacionamento com os leads gerados (como foi essa etapa comigo)

Essa foi a etapa que mais me marcou, é a etapa em que a marca começa a se relacionar com os leads gerados através de fluxos de automação, que é uma sequência de e-mails que são enviados de acordo com o nível de interesse do lead.

Eu recebia e-mail toda semana, cada e-mail com uma dica mais legal que a outra. Eu lembro que aprendi MUITO nesse tempo, descobri várias técnicas de marketing de conteúdo e inbound marketing.

No mesmo tempo, eu terminei a faculdade de jornalismo e já estava abrindo a agência. Eu era jornalista e todo os recursos iniciais de inbound eu aprendi com os conteúdos da RD.

Pausa mental agora:

É muito louco pensar que uma marca pode influenciar tanto na vida de uma pessoa. Se eu não tivesse acessado os conteúdos deles, eu não teria sentido a necessidade de me especializar em marketing de conteúdo e co-fundar uma agência de Inbound Marketing. Com certeza eu não estaria escrevendo este artigo agora. Olha que incrível o poder do marketing de conteúdo!! Transformou completamente a minha vida e tenho certeza que de milhares de pessoas. E não é só essa marca, mas todas que se propõe a fazer o verdadeiro marketing de conteúdo. Como não ser fã?

Etapa 04 do Inbound marketing – Vendas (como eu comprei os serviços dessa marca)

Vender é o objetivo de todas as marcas. Com o inbound, essa etapa funciona de duas maneiras:

  1. O lead entra em contato com você, porque já conhece e tem um bom relacionamento com a sua marca.
  2. O lead tem a união de dois fatores: nível de engajamento alto com os seus conteúdos + perfil do seu cliente ideal (ex: proprietário de empresas B2B que tem uma equipe comercial formada e precisam gerar demanda para os vendedores).

O modelo tradicional de vendas é: o vendedor liga para 100 pessoas > 10 marcam uma reunião > 1 fecha negócio. (A taxa de conversão varia de negócio para negócio, mas é SUPER BAIXA, mesmo o vendedor sendo o melhor do universo).

Mas e como eu comprei os serviços da Resultados Digitais foi o seguinte. Eu estava expert em inbound marketing com os conteúdos deles e com os cursos que fiz posteriormente. Eu já estava atendendo um cliente com marketing de conteúdo e eu sugeri seguirmos para a próxima etapa, fazer uma estratégia completa de inbound. Ele topou (atendemos ele até hoje <3).

Aí chegou a hora de escolher uma ferramenta para fazer o envio dos e-mails, as automações, crias as landing pages e gerenciar todas as atividades de inbound.

Qual ferramenta eu escolhi?

Qual?

Com certeza foi a RD Station. Mais do que isso, nos tornamos agência parceira e todos os clientes de Inbound eu gerencio com a RD.

Mas não para por aí

Até hoje eu acompanho os conteúdos da RD no blog e e-mails. O mais legal é que eles me enviam e-mails de acordo com o meu nível de interesse. Isso acontece devido ao leadscoring, leadtracking e respostas que eu deixo nos formulários ao baixar algum material importante pra mim.

Com essas informações, é possível manter um relacionamento cada vez mais próximo do cliente. Algo que é muito importante mesmo após a venda. É a famosa fidelização de cliente.

Foi assim que eu defendi publicamente a marca nas redes sociais ontem. E isso é puro inbound marketing. É claro que tem muita relação com a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Mas o Inbound marketing tem este poder.

O poder de tornar uma pessoa que não conhece a sua marca, em fã, que defenderá a sua marca, sem hesitar.

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