Como criar um cronograma de conteúdo que aumente em até 10x o tráfego do site

Como criar um cronograma de conteúdo que aumente em até 10x o tráfego do site

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Existem várias maneiras de aumentar o tráfego de um site ou blog. Uma delas é a produção de conteúdo. Em meus artigos anteriores, comentei que atualmente não existe conteúdo otimizado para o Google e sim conteúdos que respondem as dores da persona.

Essa mudança de paradigma, consequentemente afeta os resultados nas buscas do Google e o tráfego do site. Clique aqui para ler um artigo que explica em detalhes essa mudança. Mas hoje, estou aqui para falar como um cronograma de conteúdo pode ajudar a aumentar em até 10x o tráfego do seu site. Então vamos lá! 🙂

O que é um cronograma de conteúdo?

É um planejamento dos próximos conteúdos a serem desenvolvidos. O ideal, é criar um cronograma de conteúdo para um a três meses.

Para que serve um cronograma de conteúdo?

Para que um artigo do seu blog ou página do seu site seja visitada até 10x mais, você precisa criar um conteúdo para ela, certo? Porém, este conteúdo não pode ser escrito sem um planejamento prévio. Por isso, o cronograma de conteúdo serve para estruturar todos os elementos que precisam conter em seu conteúdo. Inclusive o objetivo que ele terá.

Um exemplo que eu costumo usar é o de escrever um livro. Cada autor tem um processo para escrever seu livro. Porém, muitas editoras recomendam um processo para a criação do livro. Funciona assim: primeiro você define o tema, depois define os capítulos, depois os subtítulos e por último escreve o conteúdo. Assim fica bem mais fácil de colocar a sua ideia no papel.

O cronograma de conteúdo é o mapeamento dos processos para produzir um conteúdo eficaz. Que cumpre um objetivo, que muitas vezes é solucionar o problema de alguém (persona).

O que precisa ter em um cronograma de conteúdo?

O cronograma de conteúdo pode ser adaptado para a sua realidade. Ou seja: varia se o conteúdo for um texto, vídeo, postagens para mídias sociais, etc. Por isso, vou citar alguns itens indispensáveis para os principais formatos de conteúdo.

Cronograma de conteúdo para Blog post:

Os blog posts são os artigos para o blog. É importante que no cronograma contenha:

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave secundárias
  • Tema do conteúdo
  • Dúvidas da persona sobre o tema
  • Qual é a persona deste conteúdo
  • Etapa da jornada de compra que a persona se encontra
  • CTAs
  • Data de criação do conteúdo
  • Data de publicação do conteúdo
  • Mídias de divulgação do conteúdo

Exemplo:

  • Para este artigo, usei a palavra-chave “cronograma de conteúdo”
  • As palavras secundárias foi: “planejamento de conteúdo”, “artigos para blog”, “aumentar o tráfego do site”, entre outras.
  • O tema foi: “Como criar um cronograma de conteúdo para blog que aumente em até 10x o tráfego do site”.
  • As dúvidas da persona sobre o tema foram as perguntas de cada tópico.
  • A persona foi produtores de conteúdo e empreendedores. Se você é um desses, #tmj <3 A etapa da jornada, é a de reconhecimento do problema. Ou seja, quando a pessoa reconhece que precisa aumentar o tráfego do site em até 10x e que precisa de um cronograma de conteúdo para isso. O CTA é o template bonitinho que eu preparei para ajudar vocês a mapear cada uma dessas etapas. Falando nele, olha ele >> aqui <<. É só clicar para baixar este template e preencher de acordo com a estratégia da marca que você atende, ou do seu empreendimento.

Tudo certinho até aqui? Então vamos para o próximo formato de conteúdo.

Cronograma de conteúdo para Vídeos

É importante que um cronograma de vídeos tenha:

  • Qual é a persona deste conteúdo
  • Etapa da jornada de compra que a persona se encontra
  • Tema do vídeo
  • Roteiro
  • Data da gravação
  • Data da edição
  • Criar Thumbnail
  • SEO do vídeo
  • CTAs
  • Título, legenda, TAGs
  • Mídias de divulgação
  • Data da publicação

Você também vai encontrar o template do cronograma de conteúdo para vídeos aqui. É só clicar, baixar e aumentar em até 10x o tráfego do seu site.

Cronograma de conteúdo para Mídias sociais

O cronograma de conteúdo para mídias sociais deve conter:

  • Qual é a persona deste conteúdo
  • Etapa da jornada de compra que a persona se encontra
  • Tema de cada conteúdo
  • Copys
  • Design
  • CTAs
  • Data de publicação

O template do cronograma também contempla as mídias sociais. É só clicar, baixar e nesse caso, ajuda a aumentar tanto o tráfego do site, quanto o resultado nas mídias sociais. Tudo vai depender sobre quais CTAs você definir.

Ou seja, se você adicionar uma CTA para o WhatsApp, vai aumentar as chamadas no Whats. Porém, se você colocar o link para o seu site, tende a aumentar o tráfego. Então adicione uma CTA estratégica para o resultado que você deseja.

Um erro comum que eu vejo, é pessoas que desejam aumentar o tráfego do site, mas utilizam estratégias para gerar leads. É importante entender que cada estratégia deve ser desenvolvida para atingir um objeto. E, este objetivo deve ser mensurado. #GrowthHacking na veia!

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