Como fazer com que a comunicação da sua empresa chegue até o seu público [Parte 01]

Como fazer com que a comunicação da sua empresa chegue até o seu público [Parte 01]

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Neste artigo eu gostaria de propor uma reflexão aos empreendedores e profissionais de marketing digital. É muito fácil a gente se perder nas tendências e no formato de conteúdo que está nos trends. Assim como, do outro lado, existem as empresas resistentes à mudança.

Em meio a isso, existe um núcleo escalável e lucrativo, que está fazendo com que empresas cresçam exponencialmente. Esse núcleo consiste em: não esquecer o objetivo principal da comunicação e utilizar as tendências e tecnologia para POTENCIALIZAR essa comunicação.

Antes de falarmos sobre as tendências do marketing digital em 2020 ou em 2050, é importante que esteja muito claro a estrutura básica da teoria da comunicação:

Sim, precisamos voltar a estudar a teoria da comunicação e cultura organizacional para que a gente consiga potencializar a MENSAGEM (Cultura da empresa e produto) da nossa marca através de um CANAL (Tendências tecnológicas) para um DESTINATÁRIO (A persona da nossa marca).

Isso significa que antes de qualquer coisa você precisa ter muito bem definido:

  1. A mensagem da sua empresa
  2. Os canais que você vai utilizar para propagar a sua mensagem (isso está mudando de uma maneira insana a cada semana, então não se limite a canais)
  3. Quem é a sua persona (o seu público)

Eu vou escrever a minha visão sobre cada um destes 3 pontos a seguir. Prometo utilizar o máximo de embasamento científico possível, junto com minha visão de quem está empreendendo e criando estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos.

A mensagem da sua empresa

Qual é o impacto da sua empresa para o mundo? O que a sua empresa está transformando? A pergunta não é sobre o seu produto ou sobre o seu serviço, mas sim sobre o impacto da soma de todos os envolvidos na sua empresa. Isso conta a sua equipe, seus fornecedores, o mercado, seus clientes.

É difícil ter uma mensagem bem clara. Mas, se você não tiver uma mensagem, não vai adiantar utilizar as “tendências de 2050” ou a plataforma do Mark Zuckerberg para propagar uma “mensagem a qual você nem sabe ao certo qual é?” Não faz sentido, concorda?

Estou fazendo uma provocação, para que a gente consiga perceber o quão bizarro está sendo a comunicação das empresas na “era digital”.

1.1 Como descobrir qual é a mensagem da sua empresa

Se você já tem uma empresa, não adianta você dizer qual é a mensagem que você quer que ela transmita. A sua empresa é um organismo vivo separado de você, ela não é você. O primeiro passo é entender isso. Você pode transformar aos poucos a mensagem da sua empresa, mas ela já existe de qualquer maneira.

O segundo passo é tentar descobrir quais são as motivações da sua empresa. Ao descobrir as motivações, você estará a um passo de descobrir a mensagem da sua empresa.

1.2. O que move a sua equipe?

Para descobrir as motivações da sua empresa e, posteriormente, a mensagem, inicie pela sua equipe. O que move a sua equipe é o salário? Ou, além do salário, eles valorizam o ambiente de trabalho, a união, a transparência, a facilidade que eles encontram em passar feedbacks para os (as) chefes?

1.3. O que move os seus fornecedores?

O que faz com que seus fornecedores continuem atendendo a sua empresa? É só o dinheiro? Caso você atrase o pagamento um dia, seus fornecedores vão romper com você porque só está lhe atendendo pelo dinheiro?

Não que isso vai acontecer, mas a pior coisa para a cultura de uma empresa é ela ser sustentada somente pelo dinheiro. É importante demais, é o objetivo final, mas nunca deve ser o único objetivo. Se for o único objetivo, a mensagem que a sua marca está transmitindo, em essência, é “Compre o meu produto, porque eu quero o seu dinheiro”. Essa seria a mensagem mais justa e verdadeira que a sua marca poderia transmitir para o seu público.

1.4. O que move os seus clientes?

O que os seus clientes pensam ao contratar os seus serviços ou produtos? Eles desejam melhorar a qualidade de vida, gerar novos negócios, tornar a vida deles mais prática? Tenha mapeado tudo que motiva os seus clientes e que a sua marca está proposta a ajudar.

1.5. O que move o seu mercado de atuação?

Se você presta serviços de consultoria, por exemplo, o que motiva este mercado? Por que é tão importante que as outras empresas adquiram este serviço? Neste tópico, é importante que você seja realista e cite a importância deste serviço ou produto tanto para o cliente final, quanto para o mundo.

Exemplo para empresas B2C

Vamos considerar uma empresa que vende tapetes. É importante que o cliente dela tenha um tapete que reflita o que esse consumidor sente. Um tapete que seja confortável para a pessoa sentar e brincar com os filhos, que seja prático para lavar e que combine com o estilo de decoração da sala da pessoa. Ele é feito de material sustentável, então contribui para um mundo mais ecológico. Além disso, existe uma política de que se a cliente devolver o tapete quando não quiser mais, receberá um desconto para a compra de um outro produto. Assim, contribui para a reciclagem dos produtos.

Percebe que isso é muito além do produto ou serviço que a sua empresa vende? E também vai muito além do empreendedor ou da empreendedora que está gerindo o negócio. O que move uma empresa é a essência da mensagem que essa marca transmite.

  1. Descobri o que move a minha marca, e agora?

Depois de descobrir o que move a sua marca, relacione tudo isso com a mensagem que ela transmite. Vou citar o exemplo de uma empresa B2B de prestação de serviços:

  • Sua equipe é movida por um crescimento de carreira que a sua empresa proporciona. Eles valorizam bastante o ambiente da empresa, por ser um lugar que eles se sentem à vontade e conseguem livre acesso para falar com os chefes e ver suas ideias em prática. Os fornecedores consideram a sua empresa visionária e com um potencial de crescimento muito grande. Vocês sempre levam várias ideias e ajudam os seus fornecedores a ajudarem a sua empresa. Já os seus clientes enxergam a sua empresa como um parceiro estratégico do negócio deles, que ajuda eles a crescerem mês a mês. O serviço que você oferece é responsável por ajudar no crescimento de mais de 1000 empresas, o que reflete na geração de novos empregos e uma economia mais sustentável.

Este é um exemplo da mensagem de uma empresa. É uma mensagem linda e inspiradora, mas precisa ser entregue para um receptor (a persona dessa marca). O próximo passo, é a gente pegar essa mensagem, que já está muito clara para todos os envolvidos com a empresa e transmitir por meio de um canal.

Para não ficar muito extenso, vou criar um próximo conteúdo explicando em detalhes como escolher os melhores canais de distribuição, quais são as vantagens de cada um deles, para que tipo de negócio cada um é o ideal.

Vou citar os principais: Facebook, Instagram, Blog, Site, YouTube, TikTok, LinkedIn, Anúncios. E, também abordar a questão das tendências e formatos de conteúdo para os próximos anos. O meu objetivo é fazer com que a sua empresa se programe para já criar estes conteúdos e conseguir se comunicar com clareza com o público.

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