Nas grandes, médias e pequenas empresas, existem diferentes tipos de CEOs, com diferentes perfis e maneiras de agir para ajudar a sua empresa a alcançar bons resultados.
Cada perfil possui pontos fortes e fracos, mas o importante é saber identificar em qual você se encaixa e procurar potencializar suas qualidades e minimizar seus pontos fracos.
Para explicar um pouco melhor como isso funciona, listamos os tipos de CEOs mais comuns e quais são suas características.
1. CEO consultor
Um dos tipos de CEOs mais comuns atualmente é o CEO consultor ou CEO liberal. Este perfil tem como principal característica dar muita liberdade para a equipe atuar, incentivando o proativismo.
Seu trabalho é monitorar o desempenho da equipe e pontuar o que pode ou deve ser melhorado, reduzir os erros, tomar boas decisões e consequentemente ajudar o time a alcançar os melhores resultados para a empresa.
No entanto, devido a essa liberdade, a relação entre o CEO consultor e a equipe deve ser de total confiança de ambos os lados. Os colaboradores ganham espaço, autonomia e tempo para executar suas atividades, mas por outro lado, precisam mostrar qualidade e assertividade ao CEO.
2. CEO democrático
Este segundo perfil entre os tipos de CEOs mais comuns, caracteriza-se por ser aberto ao diálogo, a opiniões, debates e discussões. Enquanto o CEO consultor oferece liberdade de rotina para os colaboradores, o CEO democrático promove uma maior liberdade de ideias.
Este profissional incentiva o trabalho em grupo, a inovação e criatividade do time e uma união de processos que ajudará a concretizar um resultado coletivo, onde todos possuem participação determinante durante todo o processo.
O segredo aqui é incentivar os colaboradores a se sentirem livres para criar, sem contar com uma figura autoritária comandando tudo e dizendo a todos, o que deve ser feito. Porém, é fundamental não perder o controle e deixar que os colaboradores tornem-se o CEO e acabam atropelando as decisões definidas de forma coletiva.
3. CEO técnico
O CEO técnico é um dos tipos de CEO bem conhecidos. Este perfil de CEO caracteriza-se por ter um amplo domínio do segmento no qual atua, tendo muito conhecimento para repassar a equipe.
No entanto, isso pode acabar gerando alguns problemas, pois as decisões acabam centralizando apenas em uma única opção. Isso pode gerar uma certa acomodação na equipe, que sabe que está sendo liderada por alguém muito capacitado, além de dificilmente ter autonomia para dar ideias.
Muitas vezes este tipo de CEO pode acabar não tendo como forte, as relações sociais, sendo muito autoritário ou até tendo dificuldades em repassar o que sabe para os demais, afinal, está acostumado a resolver tudo sozinho devido ao seu amplo conhecimento.
Leia também: OKR: O que é, exemplos e TEMPLATE pronto para aplicar
4. CEO motivador
Por fim, mais um perfil de CEO bastante popular são os motivadores. Aqueles líderes que possuem o talento de extrair o máximo potencial de cada colaborador, enxergando de forma clara os pontos positivos que podem ser potencializados.
Normalmente se apegam a métodos emocionais, conseguem firmar relações de confiança com o time, criar um senso de unidade, incentivar um bom clima e sempre injetar um pouco de ânimo novo.
Por outro lado, muitas vezes este perfil normalmente não possui um conhecimento técnico tão profundo para conseguir resolver alguns problemas. Por isso, é mais utilizado para resolver conflitos e melhorar o ambiente
Compreender quais são os tipos de CEO mais comuns que atuam nas grandes empresas, é muito importante para identificar qual é o seu perfil de CEO e de que forma você pode aproveitar para tirar proveito de suas características.