Conteúdo para Instagram: 5 formatos de conteúdos para produzir toda semana

Conteúdo para Instagram: 5 formatos de conteúdos para produzir toda semana

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O Instagram é uma rede social que foi lançada em 2010, no início era vista como um espaço exclusivo para imagens e com legendas pequenas, mas como se tratava de uma novidade, estava em fase desenvolvimento e descobertas.

A partir de 2016, com as atualizações de Story e Live, começou a “bombar”, conquistando novos usuários pelo mundo inteiro. Inclusive, em 2018, o instagram passou a barreira de 1 bilhão de usuários, uma marca que até aquele momento, somente o Facebook e Youtube tinham conseguido atingir.

O Instagram continua em constante mudança e adaptação, para isso, preparamos um artigo sobre conteúdo para o Instagram, apresentando cinco formatos e como gerar engajamento com cada um deles.

Leia também: Como usar hashtag em cada mídia social: Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube

Carrossel

O Carrossel no Instagram é uma ferramenta muito interessante para quem desejar abordar um conteúdo mais dinâmico através de no máximo dez imagens em uma única publicação.

No carrossel você pode aproveitar para fazer um post informativo, explicando por partes determinado assunto ou para explorar imagens de um produto que tenha em outras cores, por exemplo.

Para visualizar, basta rolar para o lado. Mas, isso você pode destacar na legenda, utilizando um emoticon com a seta para o lado. Uma forma bem atrativa, mas que pode ser um gatilho para a pessoa querer saber mais sobre o seu conteúdo.

Caso você ainda não utiliza essa ferramenta em seu feed, comece a explorar hoje mesmo! Aproveite ao máximo todas as ferramentas que são disponibilizadas, essa ação vai ajudar a melhorar o seu engajamento com o seu público.

Mas, quando for fazer um Carrossel informativo, cuidado para não exagerar nas informações presentes nas artes, caso o texto seja muito grande, evite poluir a sua imagem e deixe apenas o que realmente convém, as informações adicionais podem ser conciliadas na legenda.

Então, quando for criar conteúdo para as imagens procure sempre escrever de forma clara, objetiva e direta, não fique enrolando e vá direto ao que realmente interessa!

Vídeo Curto

A estratégia de Vídeo Curto pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. De início, os vídeos tinham que ser curtos, devido ao limite de tempo do instagram. Atualmente, com o IGTV, é possível postar vídeos mais longos também de até 60 minutos, não que essa seja uma estratégia errada.

Muito pelo contrário, mas se você quer que o seu vídeo faça parte de seu feed, ele precisa ser pequeno, caso contrário ele será adicionado na aba de IGTV.

No entanto, vamos por partes, os vídeos curtos costumam ter no máximo de 15 segundos, tempo suficiente para passar uma informação relevante e atrair o seu potencial cliente.

Claro, esse conteúdo deve ser bem estruturado para prender a atenção de sua persona e entregar o recado, e os vídeos curtos tendem a ser mais precisos e diretos, uma grande possibilidade para o conteúdo não se tornar maçante e cansativo.

Entenda, de nada adianta fazer um vídeo gigante se não tem fundamento, objetivo e nada a somar.

Mas tudo vai da percepção do negócio, não estou falando para fazer apenas vídeos curtos. As estratégias devem ser utilizadas no momento certo, caso o conteúdo demande mais tempo, ele pode se adequar perfeitamente no IGTV. Contudo, quando for produzir conteúdos em vídeos atente ao limite de tempo, para que ele não ultrapassar o limite e cortar o seu conteúdo.

Infográficos

Business report. Graphs and charts. Business reports and pile of documents. Business concept.

Os Infográficos são excelentes ferramentas para esclarecer dúvidas, apresentar curiosidades e trazer informação. Essa estratégia é bem rica, pois quando você entrega uma informação relevante e que agregue para o usuário as chances dele interagir com esse conteúdo é maior.

Conforme, mencionei em outros artigo e volta a dizer: – para construir conteúdos ricos, você precisa compreender a dor de seu cliente. Então explore essa ferramenta ao favor de seu negócio, compartilhe o seu conhecimento no seu segmento, não tenha medo de mostrar autoridade sobre o assunto,apresente soluções e situações que os seus seguidores possam se identificar e se aproximarem de seu negócio.

Imagens ou vetores

Você já ouviu falar que: “a imagem é a alma do negócio?”, então é exatamente isso! É bem perceptível quando a empresa trabalha com imagens autorais de seu negócio e quando utiliza imagens aleatórias da Internet.

E por isso, quero aproveitar para dizer que se a sua empresa utilizar imagens aleatórias do Google, ela precisa ter um cuidado especial com os direitos autorais, esse é um assunto muito sério e pode gerar grandes prejuízos.

Existem bancos de imagens seguros, que são excelentes para trabalhar imagens, vetores e artes para as redes sociais, tudo de forma seguro e que garanta a credibilidade de seu empreendimento. Sem precisar optar por imagens saturadas na internet, que costumamos ver em vários lugares.

No entanto, as imagens autorais sempre serão mais adequada para usar, principalmente se o seu negócio é de Gastronomia ou Moda. Citei esses dois exemplos, porque as imagens autorais podem vender melhor o produto que são desses segmentos.

Quando você vê a imagem de um lanche, com o foco no produto, nítido com as cores vivas, é possível notar os molhos que compõem aquela imagem, os ingredientes e automaticamente você sente vontade de experimentar, bem diferente de quando você vê uma foto comum da internet, que já foi utilizada em outros lugares e que nao e o seu produto.

Enfim, quando falo de imagens autorais não estou falando para pegar o celular e tirar fotos de produtos e da empresa de qualquer jeito, neste caso cabe ao banco de imagens. Mas, sim de contratar profissionais qualificados que possam achar o melhor ângulo, luz e enquadramento para que o seu cliente possa visualizar, compreender o seu negócio e querer consumir o seu produto ou serviço.

Repost do Tik Tok ou outras mídias sociais

Assim como um dia surgiu o Instagram e ele estava em fase de descoberta, o Tik Tok está passando pelo mesmo processo. Trata-se de uma novidade, que iniciou em 2014, com o nome de Musical.ly, a partir de 2017, quando a empresa Bytedance, empresa responsável por várias plataformas de conteúdo digital de origem Chinesa, comprou a plataforma e alterou o nome para Tik Tok.

Quando Tik Tok surgiu, era conhecido como uma rede social para o público adolescente, mas com as atualizações está sendo explorado por pessoas de todas idades, inclusive, por empresas. O seu engajamento costuma ser maior, quando comparado com outras mídias, é possível direcionar o conteúdo com o auxílio de hashtags, tem espaço para anúncio e com certeza ainda vai crescer muito.

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