Conversão: o que é, como calcular e como aumentá-la

Conversão: o que é, como calcular e como aumentá-la

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A taxa de conversão é o número de pessoas que visitam o seu site e são “convertidas”. Ou seja, realizaram uma determinada ação que tenha valor para o seu negócio. Esta ação pode ser a venda em si ou o preenchimento de um formulário.

No segundo caso, o objetivo é descer mais no funil e aplicar as estratégias de vendas por e-mail. Assim, a taxa de conversão deve ser medida pelos leads gerados no cadastro da uma newsletter, landing page, pop-ups ou através de CTA no próprio site.

É importante ressaltar que esta taxa fará com que a empresa tenha uma visão clara das vendas e até mesmo das oportunidades perdidas. A taxa de conversões deve ser medida periodicamente para reformular as estratégias, prever e contornar situações negativas.

Como medir a taxa de conversão de um eCommerce ou de um site

Vamos começar pelo eCommerce ou negócios online. Para medir a taxa de conversão deles, você precisa descobrir a quantidade de visitantes e a quantidade de visitantes que compraram algum produto no seu eCommerce.

Se você tiver o Google Analytics integrado no seu site, você encontrará essa informação super rápido. Depois, basta dividir o número de visitas pelo número de conversões:

Taxa de Conversões = número de vendas÷pelo total de visitas na sua loja virtual.

O Google Analytics mostra este indicador de uma forma bem simples: habilite a opção eCommerce e terá acesso a “Taxa de Conversão”.

E se eu não tiver um eCommerce, posso descobrir a taxa de conversão de visitantes para leads no meu site?

Sim! Para isso basta você ter acesso a quantidade de leads e a quantidade de visitas do seu site. O cálculo é o mesmo:

Taxa de Conversões = número de leads÷pelo total de visitas no seu site

Obs: em muitas estratégias de Inbound Marketing para eCommerce, a conversão é medida de visitantes para leads > de leads para oportunidades > e de oportunidades para vendas. Tudo isso depende de como está configurado o funil de vendas da empresa.

Como melhorar a taxa de conversão

Uma das formas mais usadas é o Teste A/B. Através dele é possível criar duas versões diferentes dentro de uma mesma campanha. Por exemplo:

  • Você cria duas versões alternativas da sua página. Cada uma com um banner e um CTA (Call To Action) diferente. O software de teste A/B direciona 50% do tráfego de entrada para a página A, e 50% para a página B. A página com mais conversões ganha o teste realizado.
  • Crie diversos tipos de testes em diferentes públicos. Mas sempre considere o potencial no aumento da taxa de conversão que você precisa. Faça todos os testes e analise qual foi a situação que provocou a melhor taxa de conversão. Depois é só direcionar o tráfego para a hipótese melhor.
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