Inbound marketing para restaurantes: como se tornar referência com essa estratégia

Inbound marketing para restaurantes: como se tornar referência com essa estratégia

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O mercado gastronômico é um dos que mais cresce no mundo todo. Conforme números levantados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado gastronômico vem crescendo 7% ao ano. O segmento é responsável por gerar 450 mil novas oportunidades de trabalho anualmente e em 2018, movimentou cerca de R$250 bi.

Números tão expressivos refletem o otimismo do setor, o que consequentemente, instiga investimentos para que o crescimento continue, e claro que entre esses investimentos é preciso estar o de marketing. Mais do que isso, você deve apostar uma boa estratégia, e por isso você precisa conhecer mais sobre o Inbound Marketing para restaurantes.

O Inbound é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Neste artigo, vamos detalhar como funciona o Inbound Marketing para restaurantes.

Redes sociais como canal de atração de clientes

As redes sociais são é uma ótima maneira de ter contato efetivo com quem realmente pode se tornar cliente da sua marca. Com as redes, é possível impulsionar o conteúdo para esse público. Com isso, você não apenas atinge pessoas, mais as pessoas certas.

A versatilidade é outro ponto. Além de interagir com seu público em posts, sua empresa pode conversar e ajudar seus clientes, especificamente, tornando-se uma excelente forma de inboung marketing para restaurantes.

Automação de marketing para fidelizar clientes

A automação de marketing com o auxílio de software faz parte do inbound marketing para restaurantes e é uma ótima decisão para quem deseja criar vínculo com os clientes. Com esse processo é possível ganhar tempo e uniformizar as ações que serão tomadas.

A automação de marketing existe para auxiliar o trabalho de marketing a criar prioridades, executando as tarefas mais importantes, de forma eficiente.

Como usar o e-mail marketing para o mercado gastronômico

O e-mail marketing vai ajudar o inbound marketing para restaurantes a criar um relacionamento com seu público-alvo e aumentar a fidelização da sua marca. Você pode integrar o seu CRM com a sua ferramenta de envio de e-mails. Assim, vai conseguir mapear o que cada cliente consumiu e enviar ofertas exclusivas para a pessoa. Um exemplo é o seguinte:

  • Imagine que você foi em um restaurante com os amigos fazer um Happy Hour. Você pediu um suco de laranja e um sanduíche natural. Seu amigo pediu uma porção de batata-frita com coca e dividiu a cerveja com os outros dois amigos.
  • Você pagou a conta e quando chegou em casa recebeu um e-mail deste restaurante. Eles perguntaram como foi sua experiência e enviaram um cupom de desconto caso você deseja voltar na mesma semana.

Você provavelmente amou e ficou impressionada com eles. Seus amigos também receberam e vocês voltaram lá.

  • Você pediu a mesma coisa, seus amigos também.
  • Na próxima semana, você recebeu um e-mail falando que o seu sanduíche natural favorito estava com um desconto especial, mas só para você. Na hora você chamou seus amigos e voltou ao restaurante. Mas dessa vez, você chamou um outro grupo de amigos, que conheceram e se encantaram pelo restaurante também.

Este é só um exemplo bem básico, você pode aprofundar este fluxo de e-mails com 30 ou 50 e-mails de acordo com as informações que você tem sobre o seu público.

Exemplos de inbound marketing para restaurantes

É importante pensar no dia a dia de quem a sua empresa pretende atingir. Por exemplo, mandar um e-mail marketing com uma opção é almoço é algo muito efetivo se enviado antes do horário dessa refeição, em um momento que seu cliente já pode estar com fome e que ao mesmo tempo possibilite que ele se organize e queira almoçar no seu restaurante, ou pedir.

O Sabor das Cores, por exemplo, utilizou uma estratégia de inbound marketing para restaurantes enviando ofertas de delivery de almoço às 10h da manhã:

O restaurante oferece ainda opções de preço e refeição, para vários tipos de gosto e bolso.

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