Marketing digital para empresas de energia solar: 7 estratégias exclusivas

Marketing digital para empresas de energia solar: 7 estratégias exclusivas

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As empresas de energia solar são uma prova de que um marketing digital estratégico pode ajudar a consolidar e expandir empresas deste segmento. É muito comum ver empresas de energia solar que investiram estrategicamente no digital e em pouco tempo tomaram o lugar de outras empresas de energia solar que não investem em tráfego pago. 

Sem o esforço nas plataformas digitais, qualquer negócio terá um prazo de validade bastante reduzido e não será capaz de alcançar grandes resultados. Mesmo uma empresa de energia solar, assim, tem de se esforçar para fazer com que o marketing digital passe a ser parte da cultura do negócio. 

Sem segmentação e sem estratégias básicas de marketing, muitas empresas de energia fotovoltaica possuem o seguinte cenário: uma ótima solução em mão, uma grande expertise em relação ao negócio no qual trabalha, muitos clientes em potencial esperando para serem convencidos a comprar e, ainda assim, poucas vendas. 

Portanto, o uso correto do marketing digital pelas empresas de energia solar pode ser um grande diferencial no momento de melhorar os resultados, convertendo mais e se aproximando de quem realmente importa. 

Veja algumas estratégias exclusivas para melhorar a forma como uma empresa de sistemas de energia solar se relaciona com o marketing digital e com os seus clientes.

1. Defina o seu público-alvo e a sua persona

É muito importante que uma empresa de energia solar saiba com quem deseja se comunicar. Não é possível falar com todos ao mesmo tempo. 

Portanto, é necessário definir com quem você deseja se comunicar para que, assim, seja capaz de chegar às pessoas certas que podem e querem comprar as suas soluções. Quem é o público-alvo de uma empresa de sistemas de energia solar? São pessoas com conta de luz acima de R$ 350? R$ 700?  

Pensando em soluções para residências, tem de ser alguém que tenha condição financeira de arcar com o alto investimento inicial, que tenha uma casa própria, que não esteja nada satisfeito com os valores atuais da conta de luz e que tenha espaço suficiente para instalar os painéis solares. 

A partir daí, já se torna possível segmentar o seu público, criando um cenário no qual a empresa entende o que deve fazer e o que não deve realizar. A comunicação tem de ser adequada para quem seja capaz de se encaixar nesse público-alvo. Indo além, é ainda mais útil entender qual é a persona da sua empresa. 

2. Cliente ideal

Quem seria o cliente ideal para energia solar? Essa pesquisa tem de ser realizada de forma um pouco mais aprofundada, mas é possível dizer que a persona de uma empresa de energia solar deveria ter algumas características. 

  • Ter entre 35 e 55 anos (não muito jovem para não ter uma casa própria e não muito velho para não querer mudar seu jeito de fazer as coisas).
  • Ter uma visão inovadora, entender bem a tecnologia e seu funcionamento
  • Renda médio-alta para conseguir arcar com o investimento inicial e muitas outras questões. 

A criação da persona, em um processo real, seria muito mais detalhada. Mas o ponto é que, sabendo quem quer e poder comprar as soluções da sua empresa, você saberá como vender para essas pessoas.

3. Presença nas redes sociais

As redes sociais, já há algum tempo, são como as praças públicas do passado. Logo, são locais nos quais as pessoas se reúnem para trocar informações, ideias e se conectar. Portanto, os clientes usam as redes sociais para tudo, inclusive para buscar por soluções envolvendo sistemas de energia solar. 

Assim, é fato que estar presente nas mídias sociais é algo fundamental para que as empresas de energia solar possam usar o marketing digital para vender. Porém, mais do que isso, é preciso se dedicar para aprender a se comunicar do jeito certo com as pessoas corretas. 

Poste conteúdos de:

  • Prova social: o que seus clientes dizem após a instalação, para gerar confiança e credibilidade.
  • Tenha uma BIO do Instagram bem feita, explicando em poucas palavras os diferenciais da sua empresa de energia solar.
  • Tenha link para orçamento na bio.
  • Utilize os destaques com sabedoria, para que os novos seguidores possam conhecer sua empresa através dos destaques.
  • Poste com frequência tanto no feed (para atrair novos seguidores), quanto nos stories (para engajar os seguidores que acompanham você). 

Leia também: 10 tendências de marketing digital para sua empresa crescer na internet

4. Utilize o tráfego pago para sua empresa de energia solar 

Se você tiver que escolher apenas uma estratégia, sugiro que escolha o tráfego pago para gerar leads e pedidos de orçamento para sua empresa de energia solar. Tanto no Meta Ads (anúncios no Facebook e Instagram) quanto no Google Ads (rede de pesquisa).

Se o seu orçamento é abaixo de R$ 1.000, sugiro que o utilize somente para campanhas de fundo de funil. Ou seja, campanhas para pedidos de orçamento. Porém, é importante que, conforme for aumentando o faturamento da sua empresa, você re-invista em campanhas de meio e topo de funil, porque é isso que vai fazer você construir um público mais qualificado e não ter uma taxa de curiosos tão grande. 

5. Um site ou landing page de alta conversão

O seu site ou landing page precisa ser de alta conversão. Sendo uma empresa de energia solar e trabalhando com um sistema que exige alto investimento inicial, é preciso transmitir credibilidade. 

Por conseguinte, é necessário que o lead chegue ao seu site e crie uma relação de confiança com a empresa. 

Estrutura, cores, depoimentos e explicações detalhadas, embora fáceis de entender, ajudam o cliente em potencial a compreender se a sua empresa oferece ou não confiança a ele. Portanto, um site de qualidade é fundamental.

6. Torne-se uma referência, invista em branding

É muito importante que o cliente em potencial veja a sua empresa de energia solar como uma referência na área. Principalmente porque existem várias empresas de energia solar e você só terá duas opções:

1 > Competir por preço.

2 > Ser uma marca reconhecida e competir por qualidade ou custo-benefício./

Assim, o marketing digital pode servir para ajudar nesse sentido. De forma mais específica, o marketing de conteúdo faz com que o lead possa olhar para a sua marca como uma grande autoridade no assunto do qual fala. 

Conteúdos de qualidades, capazes de agregar conhecimento e tirar as dúvidas das pessoas, devem estar disponíveis de forma gratuita nas redes sociais e no site da empresa. 

Desse modo, uma vez que o potencial cliente cria uma relação de admiração em relação à sua marca e a enxerga como uma referência no assunto, torna-se muito mais fácil vender.

7. Analise a concorrência

Estar atento àquilo que é feito pelos concorrentes pode ajudar a sua empresa de energia solar a crescer. No marketing digital, nada se cria e tudo se transforma. 

Desse modo, analise com carinho aquilo que os seus concorrentes realizam e, a partir dessa análise detalhada, busque compreender quais são os melhores caminhos para chegar a resultados melhores. Um livro que demonstra muito bem isso é o livro “Roube como um artista”.

Sabendo o que as outras empresas de energia solar fazem de bom ou de ruim, pode ser mais fácil para a sua marca fazer uma autocrítica embasada. Pode ser mais simples ver os erros ou acertos dos outros antes de ser capaz de encontrar os pontos fortes e fracos que a sua companhia de energia solar possui.

Nós aqui na Wiggle, somos especialistas em levar pedidos de orçamento para empresas de energia solar. Nosso marketing para o setor fotovoltaico foi cuidadosamente desenvolvido e testado para ajudar essas empresas a venderem através da internet. Vou deixar com vocês o depoimento do Victor, um cliente nosso que tem uma empresa de energia solar. E você pode clicar aqui para solicitar um orçamento gratuito e conhecer alguns resultados que geramos para empresas de energia solar de todo o Brasil.

Acesse nosso Instagram para acompanhar conteúdos sobre marketing, vendas, empresas e tecnologia: @agenciawiggle
Depoimento do nosso cliente Vitor sobre como a geração de leads mudou a realidade da empresa dele.
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