O objetivo de toda a empresa é crescer. Porém, para que isso seja possível, é fundamental utilizar métodos e estratégias assertivas para chegar onde deseja. Pensando nisso, decidimos falar de um dos métodos mais revolucionários já criados: a OKR!
Neste artigo, vamos ajudar você a entender o que é OKR, mostrar exemplos de como aplicá-la na sua empresa e explicar porquê ela é fundamental para alavancar os resultados do seu negócio. Confira!
O que é OKR?
O Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave) conhecido mais popularmente como OKR, é uma metodologia utilizada por empresas para medir os resultados de um determinado período. Este método ganhou fama especialmente com o Google, quando a empresa o utilizou como base para seu crescimento no início do século XXI.
Basicamente, o objetivo da OKR é organizar os resultados e metas das empresas. Para isso, é utilizada uma estrutura simples e qualitativa, que torna o trabalho dos colaboradores mais ágil e apresentação dos resultados para os clientes, mais clara e objetiva.
3 exemplos práticos de OKR
EXEMPLO 1
- Objetivo: adicionar mais 15 funcionários para o quadro da empresa nos próximos três meses.
Resultados-Chave:
- Receber 80 currículos nos próximos 30 dias;
- Entrevistar 40 candidatos ao longo de três semanas;
- Contratar os 15 melhores.
EXEMPLO 2
- Objetivo: Aumentar a produção em 35% no próximo trimestre.
Resultados-Chave:
- Contratar mais 5 colaboradores;
- Aumentar o salário dos melhores colaboradores;
- Comprar 3 novos equipamentos nos próximos 30 dias.
EXEMPLO 3
Objetivo: ranquear o site nas primeiras posições do Google.
Resultados-chave:
- Fazer com que 100 palavras-chave aumentem de posição 1 a 3 no Google;
- Otimizar 100% o SEO e YOST dos artigos.
Este último exemplo é de uma OKR de um cliente da Wiggle, na qual estipulamos como objetivo, tornar o site dele extremamente relevante para o Google. No entanto, para isso, criamos inúmeras estratégias, incluindo as duas citadas nos resultados chave.
Para que serve os OKRs?
Com as metas bem estipuladas, é possível pensar em estratégias que façam sentido para a empresa. Ou seja, as OKRs servem como um auxílio nas ações que a empresa vai tomar no próximo mês, trimestre, semestre ou ano.
Além disso, ao final do período estipulado, é possível medir o desempenho e avaliar se as metas foram ou não, se estão dentro da realidade da empresa, o que é possível fazer para melhorar, o que deu certo, o que deu errado e muito mais!
A grande diferença dos OKRs para os outros tipos de métodos, é que eles visam objetivos que não serão apenas demonstrativos, mas sim que gere melhores resultados para a empresa. Estratégias como entregar algo dentro do prazo por exemplo, não existe na OKR, pois sua intenção é realmente elevar o nível de produção.
Uma meta dentro do OKR está muito mais relacionada aos ganhos obtidos, como melhorar as vendas, vender com mais agilidade, obter mais retornos, entre outros.
Como criar seu OKR agora mesmo?
Montar uma OKR é bem simples e pode ser resumida da seguinte maneira:
- O primeiro passo é definir as metas que você deseja alcançar. Mas um aviso: seja ousado. Não estipule metas que você sabe que vai alcançar, mas sim números que você deseja alcançar;
- O segundo passo é preencher todas essas metas em uma planilha, organizando-as da melhor forma possível e estipulando um período na qual elas devem ser alcançadas;
- Por fim, pense nas estratégias que você vai utilizar para conseguir alcançar as metas que deseja.