Tráfego orgânico ou tráfego pago: qual é o melhor investimento?

Tráfego orgânico ou tráfego pago: qual é o melhor investimento?

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O tráfego orgânico e o pago são caminhos que o usuário percorrerá para chegar ao seu conteúdo online. Seja ele um blog, fanpage, site institucional ou canal do YouTube. A principal diferença entre estes dois caminhos é que no tráfego orgânico você não paga para as pessoas chegarem até o seu conteúdo.

O pago, como o nome já diz, exige um investimento. Mas, não podemos simplificar assim. Há muito mais mistérios entre o tráfego orgânico e o pago do que imaginamos. Por isso, confira abaixo em detalhes sobre cada um deles.

Tráfego orgânico

Se você optar por uma estratégia de tráfego orgânico, não vai precisar pagar para ser visto. Porém, terá que produzir conteúdo relevante para o seu público, para eles chegarem até você. Além disso, terá que investir em SEO, para garantir que o seu site institucional, blog, fanpage, landing page ou canal do YouTube estejam otimizados para ser encontrados.

Este otimizado se refere a alguns “itens que o Google ou estes canais avaliam para dar preferência para um conteúdo aparecer no topo das buscas, ou não”. Para saber qual conteúdo está mais otimizado, pesquise algo no Google, no Facebook ou no YouTube. As primeiras opções que aparecerem, são as de pessoas ou empresas que investem em SEO e tráfego orgânico.

Tipos de investimentos em tráfego orgânico

  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • Marketing no WhatsApp
  • Marketing em grupos do Facebook e WhatsApp
  • Produção de conteúdo em mídias sociais (sem patrocínio de posts)
  • E-mail marketing

Vantagens de investir em tráfego orgânico

  • Ganho em escala: se você investir em um trabalho recorrente para gerar tráfego orgânico, cada vez mais conseguirá obter resultados. É possível observar um ganho de acessos em escala no tráfego orgânico.
  • Credibilidade: para investir em tráfego orgânico, obrigatoriamente, você deverá atrair seu público com conteúdo relevante. Isso gera mais credibilidade para a sua marca.
  • Constância: outra vantagem é que se você parar de investir um mês, não perderá todos os acessos. É claro que o objetivo é ganhar cada vez mais acessos. Mas, diferente do tráfego pago, você conta com mais constância no tráfego dos seus conteúdos.
  • Custo por lead menor no final: após um período de investimento em tráfego orgânico, o custo por lead cai bastante. Veja na imagem abaixo:

Desvantagens de investir em tráfego orgânico

  • Demora mais para obter resultados: o tráfego orgânico demora mais para começar a ter acessos no site e um pouco mais para converter estes acessos em vendas. Apesar de apresentar resultados constantes após conseguir escalar.
  • Concorrência alta: dependendo do segmento, a concorrência é extremamente alta.

Tráfego pago

Tráfego pago, basicamente, significa pagar para ser encontrado. Seja no Google, Facebook ou no YouTube. Veja abaixo alguns exemplos.

Tipos de investimentos em tráfego pago

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • LinkedIn Ads
  • Publicidade no Youtube

Vantagens de investir em tráfego pago

  • Resultados mais rápidos: imagine que você quer divulgar o seu produto no Facebook Ads. Criou uma campanha, investiu R$ 1.000,00 e deixou rodando por 30 dias. O resultado é bem mais rápido do que você fazer uma estratégica orgânica, que provavelmente irá demorar alguns meses para apresentar o mesmo resultado.
  • Primeira posição do Google em instantes: você aluga o seu espaço na primeira posição do Google por um tempo, enquanto você estiver pagando.

Desvantagens de investir em tráfego pago

  • Fim da campanha, fim dos resultados: continue imaginando o exemplo que citei acima. Você pagou R$ 1.000,00 este mês para o Facebook mostrar o seu produto. Mas, no próximo mês você terá que investir novamente. Veja na imagem abaixo:

Qual é a melhor estratégia? Investir em tráfego orgânico ou em tráfego pago?

Depende de cada objetivo. Se você quer resultados escaláveis e a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor. Mas, se você deseja uma campanha pontual para vender um produto ou serviço, o tráfego pago pode ser a solução. O melhor mesmo é mesclar as duas estratégias, aproveitando o melhor de cada uma para fazer a sua marca decolar.

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