Sua empresa ainda não possui um site? É sério?
É isso que os clientes pensam quando se deparam com um negócio que ainda não possui um. Afinal, esse é um instrumento básico para quem quer fortalecer a marca.
Ter um site faz com que seja possível transmitir segurança ao cliente, além de dar um tom institucional à sua marca. As redes sociais podem ser importantes, pois fazem com que seja possível se aproximar dos clientes de forma mais informal. Contudo, isso não descarta o desenvolvimento necessário de um site.
Os motivos que indicam que é preciso ter um site podem variar muito. Afinal, cada negócio é único e possui características diferentes.
Dessa forma, o melhor a fazer é compreender os motivos pelos quais você precisa de um site. Veja alguns desses indícios a seguir.
Dificuldade de encontrar sua empresa
A sua empresa tem de ser encontrada com facilidade. Isso mesmo, quem pesquisa no Google tem de achar a sua marca facilmente. Mas como? Um ótimo meio para tal é um site.
Ele fará com que os internautas tenham facilidade para chegar até o seu negócio. Assim, os clientes compreenderão aquilo que sua empresa faz, quais são os serviços e produtos realizados.
Ter um site é algo diferencial. Pense, por exemplo, na sua situação pessoal. Em algum momento da vida, você já pesquisou a respeito de alguma empresa, seja uma loja ou uma prestadora de serviços.
Caso não tenha achado a empresa no Google, quais as chances de fazer negócio com essa empresa? Muito pequenas, por certo. Além disso, pense em quantas vezes já buscou por serviços no Google e clicou em links que aparecem nas três primeiras posições da pesquisa?
Isso mostra o quanto é necessário estar bem posicionado nos termos de pesquisa relacionados ao seu negócio, mas também deixa claro que ter um site é um diferencial.
Poucas vendas
No fim das contas, toda empresa tem o desejo de vender mais. É simples, mais negócios apresentam novas possibilidades. Aumentar o faturamento, por conta disso, acaba sendo o alvo de todos os negócios. E, para ser capaz de vender mais, a sua empresa tem de ser encontrada.
Um site ajuda muito nesse sentido, como apontado acima. Entretanto também faz com que seja possível transmitir segurança e credibilidade ao consumidor final.
Será possível colocar um tom mais institucional em seu discurso de venda perante esse cliente, fazendo com que todo o processo se torne mais simples. No fim das contas o resultado acaba por ser um maior número de vendas, o que maximiza o rendimento da sua empresa.
Além disso, ter um site ajuda a aumentar as taxas de atração e conversão de clientes. Os resultados, por consequência, melhoram muito e tornnam-se escalonáveis.
Relacionamento ruim com clientes
Criar uma boa relação com os clientes nem sempre é algo simples. Dessa forma, é necessário ter meios velozes de responder a questionamentos e dúvidas, além de possuir meios de contato em geral para esses clientes.
Assim, ter um site é um diferencial quando falamos sobre relacionamento com clientes. As redes sociais podem ajudar muito. Na verdade, acabam por ser uma boa ferramenta para a comunicação mais informal.
Todavia, no fim das contas a existência de um site muda tudo. Isso porque, a comunicação com as pessoas é mais profissional. O mesmo vale para a comunicação com outras empresas.
É preciso saber vender a sua empresa para a comunidade que está ao redor dela. Dessa maneira, ter meios eficientes de entrar em contato com os componentes dessa comunidade é fundamental.
Pouca visibilidade
Ter um site fará com que a sua empresa seja capaz de ter mais visibilidade. Mesmo que nenhum conteúdo seja produzido no site, o simples fato de estar posicionado na internet fará com que mais pessoas conheçam seu negócio. Assim, a rede de contatos da sua empresa aumentará de forma relevante.
A questão da visibilidade, como se sabe, é um problema para diversas empresas. Logo, o site pode ajudar nesse sentido, além de manter os internautas que o visitam atualizados com notícias e informações relevantes sobre o nicho no qual a sua empresa atua.
Se for um negócio que vende produtos naturais, por exemplo, pode ser uma grande ideia comentar sobre formas de melhorar a saúde. Em todo caso, seja qual for o caminho a ser seguido pelo negócio, ter um site para a sua empresa representará uma mudança de patamar em termos de visibilidade.
Dificuldade no processo de vendas
Muitos negócios não conseguem vender sem a interferência do marketing tradicional. Isso quer dizer que não existem páginas de vendas associadas ao negócio, o que gera problemas diversos e muita necessidade que haja pessoas em meio ao processo de vender.
Assim, sobretudo para os casos de produtos, pode ser uma grande ideia fazer uso de uma página de vendas para cada um dos seus itens.
Nesse ambiente, o cliente será capaz de executar as suas compras com rapidez, sem necessitar entrar em contato com um membro da empresa. Essa é mais uma utilidade que um site tem para a sua empresa.