Existem diversos motivos para alguém abandonar o carrinho na loja virtual. Alguns deles, é por motivo pessoal, mas outros é culpa do próprio e-commerce. Para minimizar o abandono do carrinho no seu e-commerce, vamos listar os 5 motivos mais frequentes e algumas dicas para evitar que isso aconteça com a sua loja virtual.
1) 44% das pessoas abandonam o carrinho devido o frete alto
Segundo o Moip, 44% das pessoas abandonam o carrinho devido o frete ser muito alto. 44% é muita gente, muita gente mesmo! Por isso, será que não vale a pena você cobrir parte do frete? Ou até mesmo colocar o frete grátis. Pense nessa porcentagem com base em suas métricas antes de responder.
2) Elementos de distração também influenciam a abandonar o carrinho
A página de fechamento da venda é aquele momento em que você já apresentou o seu produto, o cliente gostou e falta só apertar as mãos.
Se nesse meio tempo ele ver um botão piscando para se cadastrar no Newsletter, produtos relacionados e outras distrações, podem fazer ele (a) abandonar o carrinho. Para evitar isso, faça uma página neutra e dê destaque para o call to action.
Ou seja, destaque o botão de ação com uma cor que dê contraste e seja a única distração da página.
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3) Limitações nas formas de pagamento na loja virtual
Outro motivo muito comum de abandonar o carrinho é a forma de pagamento. Se você tem um e-commerce e não sabe se vale a pena, financeiramente, aderir a um novo tipo de pagamento, faça o teste: pergunte ao seu consumidor.
Você pode fazer um banner ou post no Facebook perguntando qual é forma de pagamento que eles gostariam que fosse incluída. Se muita gente pedir o “cartão x”, vale a pena você incluí-lo que o seu custo-benefício será maior e você vai parar de ter alguns abandonos de carrinho.
4) Processo de finalização complicado
A estrutura de um site é muito importante para navegação, mas a de um e-commerce é essencial. É a mesma coisa que você ir a uma loja física e não conseguir caminhar até a sua geladeira lá no final da loja, porque nos corredores tem produtos caídos no meio do caminho.
Tentou imaginar a cena? Isso acontece com um e-commerce quando não tem uma boa arquitetura da informação. Agora imagine que você escolheu a sua geladeira, mas não conseguiu pagar porque não achou o caixa. Ou então porque a fila do caixa estava gigante.
Por isso, tanto a organização da informação, quanto a velocidade do e-commerce são extremamente importantes.
5) 12% do abandono que acontece na loja virtual é devido muitas informações para o cadastro
Se a pessoa está procurando um produto na internet, é porque ela quer praticidade. Mas muitos e-commerces exigem o preenchimento de uma ficha cadastral gigante! A primeira coisa que vem em mente é fechar a janela logo e deixar para depois.
Então, se você está tendo muito abandono de carrinho, vale a pena conferir como está a sua página de cadastro. Busque exigir apenas as informações necessárias para a compra e para armazenar o lead. Combinado?