Era digital nas empresas: como a tecnologia está transformando a comunicação

Era digital nas empresas: como a tecnologia está transformando a comunicação

Tópicos deste conteúdo

Conversar com amigos, parentes ou um alguém desconhecido. Procurar emprego. Fechar grandes negócios. Acompanhar as notícias do dia. Solucionar problemas corriqueiros da rotina. Ou simplesmente recordar alguns momentos no álbum de fotos da família.

Das decisões mais importantes que você vai tomar na vida aos mais simples detalhes dela. Tudo foi afetado pela era digital, que transformou radicalmente a nossa realidade.

Com as empresas não é diferente. Por isso, neste conteúdo você vai descobrir como está sendo a era digital nas empresas e o que você pode esperar para os próximos anos.

Velocidade da inovação

Velocidade talvez seja uma das palavras que melhor define o momento atual. Estamos acompanhando uma rápida mudança universal das comunicações e as comunicações também estão acontecendo de uma forma extremamente rápida.

Há alguns anos atrás por exemplo, conversar com aquele parente de outra cidade era praticamente um evento, pois era necessário todo um planejando para isso acontecer.

Atualmente? Bom, atualmente este parente distante provavelmente está incluído no “Grupo da Família™” e todos os dias está lá mandando uma arte de bom dia no WhatsApp.

A comunicação interpessoal na era digital nas empresas

Essa agilidade e facilidade na hora de se comunicar e ser comunicado que é o foco principal. De forma inegável, isso está proporcionando inúmeras inovações e mudanças de comportamento no mercado e também nas pessoas.

Por meios dos smartphones, estamos todos conectados ao mundo virtual praticamente durante todo o dia. É comum, inclusive, vermos pessoas utilizando esses aparelhos desde o momento em que acordam, ao instante em que se deitam para dormir novamente.

As pessoas encontram todo o tipo de informação com uma simples e rápida pesquisa no celular. E quanto mais informação concreta existir, mais ela será compartilhada e chegará ao conhecimento de mais usuários.

Os meios de comunicação na era digital nas empresas

Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais exigentes do que nunca. Não dá para esperar, tem que ser agora. Por que aguardar pelo jornal impresso do dia seguinte, se posso acessar as notícias neste exato momento?

Por que assistir pela TV em casa, se posso ver em qualquer lugar pelo celular? Por que ter que ficar imaginando a notícia pelo rádio, se posso além de ouvir, ver e ler ela na internet? As coisas mudaram e isso vem afetando bastante os meios de comunicação tradicionais.

Não que eles não sejam importantes ou que vão deixar de existir, mas sim que eles precisam acompanhar o passo da era digital, encontrando soluções e inovando constantemente.

Reflexos da era digital nas empresas

No setor empresarial, as marcas buscam inovar para se adequar às demandas dos novos clientes digitais. Isso faz com que as empresas tenham que estar disponíveis nas redes sociais e compreender a linguagem delas. Com o avanço da tecnologia e uma infinidade de dados disponíveis, está muito mais fácil encontrar potenciais clientes e monitorar os antigos.

Mas uma eventual pisada na bola, pode acabar totalmente com a imagem de uma empresa. Se antes as reclamações aconteciam apenas pessoalmente ou por telefone, agora os clientes podem expor os defeitos do serviço para toda a rede. É preciso encontrar o caminho correto, o problema é que a rota desse caminho, muda a todo o instante.

O que se pode concluir, com toda certeza, é que na era da comunicação, as pessoas deixaram de serem meras receptoras de dados e informações, passando a produzir e reproduzir novas ideias, atitudes e ações, sejam elas de grande impacto para a sociedade ou um simples ritual de bom dia no grupo do WhatsApp.

Inscreva-se na nossa newsletter
Receba todas as novidades em primeira mão ;)
Mais artigos