É bastante possível que você já tenha escutado algo a respeito do metaverso. Assim, pode ser que ainda não saiba nada a respeito do tema ou que tenha apenas um conhecimento superficial sobre essa forma diferente de vida.
Então, afinal, do que se trata o metaverso? Na realidade, o metaverso é algo capaz de integrar o mundo real ao universo virtual. Como?
Essa é a questão aqui. Durante muito tempo, a humanidade tentou criar conexões cada vez mais verdadeiras entre a realidade e o mundo virtual. Porém, seja pela baixa qualidade de imagem ou mesmo pelo fato de que a internet não era uma conexão estável para bilhões de pessoas até poucos anos, esse feito pareceu impossível para muitos.
Mas agora o metaverso está mais próximo do que nunca, já que a tecnologia atual permite que a realidade aumentada e até mesmo os hologramas possam criar um ambiente digital imersivo que se assemelha muito ao mundo real.
Esse é um modo de encurtar distâncias, criando uma realidade virtual que seja muito parecida com a vida real que conhecemos. Por conseguinte, o metaverso virou um assunto muito popular e cada vez mais pessoas falam sobre isso. Veja abaixo um pouco mais sobre o metaverso.
Como acessar o metaverso?
Na verdade, qualquer pessoa ou qualquer empresa pode criar o seu próprio metaverso. Assim, não há nenhum limite nesse sentido. Mas, para que a experiência seja algo realmente imersivo, atualmente usa-se bastante os óculos de realidade aumentada.
Esse é um modo de criar uma experiência forte para o usuário, fazendo com que seja possível realmente informar ao seu cérebro que você está de corpo presente naquele ambiente que você vê. Com o tempo, é possível que outras tecnologias substituam os óculos de realidade aumentada ou até mesmo os complementem melhor.
No momento, porém, o metaverso é muito mais algo para daqui a alguns anos do que uma coisa que já funciona com alta qualidade. Nesse sentido, os ambientes de metaverso que mais prometem ainda estão em desenvolvimento, sendo possível citar alguns como:
- Roblox.
- Microsoft.
- Epic Games.
- Meta (antigo Facebook).
Desse modo, esses são alguns dos ambientes de metaverso que mais prometem inovar e entregar resultados únicos para as pessoas. Todavia, o certo é que ainda faltam muitas coisas para que o metaverso possa, de fato, ser uma realidade para a sociedade.
A conexão entre os diferentes ambientes de metaverso das diferentes empresas, por exemplo, é algo que pode tornar o cenário mais favorável para a adoção futura.
Atualmente, há muitos testes disponíveis, embora a maioria dos ambientes realmente exijam que o usuário tenha óculos de realidade aumentada. Portanto, para a maior parte das pessoas, isso ainda é algo distante.
Leia também: como atrair clientes e mais vendas com a gestão de tráfego pago
Onde entram os NFTs em meio ao metaverso?
Os NFTs são os famosos tokens não-fungíveis. Para quem não entendeu nada, esses tokens são como chaves que servem para autenticar um arquivo digital.
Logo, é possível dar a garantia de que aquele arquivo é único e de que só você poderá tê-lo – a menos, é claro, que o venda. Por consequência, os NFTs estão ganhando muita popularidade com o crescimento recente de toda a discussão sobre o metaverso.
Por mais que tenham muitos outros usos na vida real, esses tokens podem ser ainda mais valiosos em ambientes de metaverso. Isso porque ao comprar uma casa no metaverso da Roblox, por exemplo, será possível que você guarde o NFT e que apenas você possa ser declarado o proprietário daquele imóvel.
Seria como um termo de posse ou uma escritura da casa. Vale ressaltar que esse exemplo serve para qualquer outro bem digital que possa ser usado no metaverso, desde blusas e outras peças de moda até imóveis virtuais valorizados e que podem adquirir preços altíssimos no futuro.
Portanto, é desse modo que os NFTs podem ser especiais para o metaverso e que podem complementar tão bem esse novo universo que está surgindo ao nosso redor.
Ainda que esse seja um assunto muito novo para a maior parte das pessoas, espera-se que em pouco tempo todos já possuam algum grau de relacionamento com um NFT ou mesmo algum tipo de conhecimento com o metaverso. Se acontecerá mesmo ou não, apenas o tempo poderá mostrar.
Com o metaverso, a internet como a conhecemos poderá acabar?
O metaverso é capaz de fazer com que as pessoas possam sonhar e imaginar diversos cenários. Por mais que já exista algum nível de produção atualmente, o certo mesmo é que esse ambiente virtual diferencial e muito próximo do real ainda não faz parte do dia a dia das pessoas.
Pode ser que a situação seja outra no futuro, é claro. Em todo caso, há um grande questionamento a respeito do fato de que a internet tradicional como a conhecemos pode acabar diante da popularização do metaverso.
Afinal, tudo que é realizado com a web atualmente, poderia ser feito no metaverso de uma forma muito mais imersiva e divertida.
Mas o metaverso é, de fato, a web 3.0? A verdade é que o mundo simplesmente não é tão binário. Ainda que as projeções possam ser otimistas quanto ao metaverso, em outros momentos já houve tentativas de fazer processos semelhantes e não funcionou.
É importante que as pessoas se preparem para todas as inovações que os ambientes do metaverso podem proporcionar, mas também é fundamental que não abandonem a boa (e nem tão velha) internet, com todo o seu poder.
Para que serviria um metaverso?
O metaverso poderia servir para uma série de eventos. Desde aulas a distância como se fossem presenciais até reuniões de trabalho imersivas que poderiam simular o ambiente real, a verdade é que as possibilidades são muitas.
Fazer compras em uma loja de roupas online e ter a sensação de experimentar a peça ou mesmo comprar um tênis pela internet e poder sentir o seu pisar podem ser feitos incríveis.
A verdade é que o metaverso pode, sim, ter muitas utilidades para as pessoas. Entretanto, por enquanto tudo ainda está em uma fase muito preliminar e ainda carece de evolução.
Acesse nosso Instagram para acompanhar conteúdos sobre marketing, vendas, empresas e tecnologia: @agenciawiggle