Estar na primeira página do Google. Quem não quer? Acredito que só quem ainda não sabe o poder que essa página tem. A partir do momento que você entender vai se perguntar por que não começou a investir em SEO antes.
Ok, mas o que é SEO?
SEO, que em inglês significa Search Engine Optimization, nada mais é do que uma série de técnicas que, quando trabalhadas em um site, melhoram o posicionamento dele dentro dos resultados que o Google mostra quando uma pesquisa é feita.
Por aqui também conhecemos o SEO como otimização para buscadores.
Legal, e por que isso é tão importante?
O jeito mais fácil de eu explicar por que é tão importante a otimização para buscadores é te contar que 93% das experiências online começam em um buscador e que 75% das pessoas nunca chegam na segunda página de resultados.
Não preciso falar mais nada né. Bora começar a trabalhar agora mesmo para colocar o seu site na primeira página do Google.
Como funciona na prática
Vou compartilhar dois exemplos de resultados que você pode ter ao investir em SEO no seu negócio.
1) SEO para contadores e escritórios de contabilidade
Vou pegar um assunto que está em alta nos últimos meses: as mudanças na lei trabalhista do Brasil. A busca pela palavra-chave “nova lei trabalhista” foi realizada aproximadamente 48.100 vezes nos últimos quatro meses.
Levando em consideração estudos que apontam que 38% das pessoas clicam no primeiro resultado, estar nessa posição te garantiria uma audiência de 18.278 visitas dentro desse mesmo período.
Isso apenas para uma palavra-chave. Imagina o que podemos conseguir ao trabalhar várias palavras-chave dentro da estratégia de conteúdo.
2) SEO para agências e empresas que desenvolvem sites
Escolhi a palavra “como criar um site” que mantém uma média de 18.100 buscas por mês nos últimos 12 meses. Quantas visitas você teria em um ano se estivesse em primeiro lugar no Google para essa palavra-chave? Aproximadamente 82.536 visitas.
Incrível né!
E claro que não podemos ser ingênuos a ponto de achar que todas essas pessoas vão contratar algum serviço. Dentro desse grupo talvez teremos uma parcela que esteja atrás de uma solução gratuita, por exemplo.
Mas pensa comigo, uma vez você tendo a audiência dessas pessoas, porque não traçar uma estratégia de conteúdo que ensine os pontos negativos de optar por essas soluções gratuitas e os pontos positivos de escolher sua empresa.
A médio/longo prazos isso pode se tornar uma excelente máquina de vendas.
Leia também: Como criar um cronograma de conteúdo que aumente em até 10x o tráfego do site
Conclusão: invista em SEO
Hoje na internet investir em SEO se tornou algo praticamente obrigatório e para você começar a fazer isso do jeito certo finalizo esse post com três dicas.
1) Construa uma estratégia de conteúdo
Trabalhar com SEO não é sair escrevendo posts todo dia. Você precisa aprender como escrever e o que escrever para que o seu trabalho agregue valor para sua empresa na internet. Só assim você estará caminhando para obter resultados satisfatórios com SEO.
2) Não espere resultados imediatos
Muita gente acha que vai criar um blog, escrever um post e pronto, a mágica acontece. Não é bem assim, muita coisa precisa ser feita e é preciso paciência, pois os resultados surgem com o tempo.
3) Mantenha-se atualizado
O Google muda seu algoritmo constantemente. Tem técnicas que há tempos atrás tinham um peso gigantesco e que hoje em dia já não valem muita coisa. Da mesma forma que surgem novas técnicas que a pouco tempo atrás nem existiam.
Resumindo: você precisa estar por dentro de tudo que o Google anda fazendo para que o seu trabalho de SEO não seja em vão. Uma boa sugestão para se manter bem informado é acompanhar o blog SEO Descomplicado.
Por hoje é isso!
Espero ter colaborado para que você e sua empresa comecem a investir em SEO de uma forma consciente e até a próxima!