As famosas hashtags chegaram para agregar as redes sociais, mas para gerar o tal engajamento e ajudar no alcance, elas devem ser aplicadas com estratégias. Se você adora encher as suas publicações com hashtag, veja como deve ser usada no Instagram, YouTube, Linkedin, Facebook e Twitter. Confira!
Leia também: Como aumentar o engajamento no instagram independente do seu segmento
Como usar hashtag?
As hashtag podem ser usadas em todas as redes sociais, em cada espaço possui objetivo específico, em algumas redes o alcance tende a ser maior e outras menores. Para começar usar, basta inserir o sinal #, em seguida a palavra-chave de sua publicação, caso tenha mais de uma palavra devem ser inseridas juntas, caso deixe um espaço entre as palavras e o sinal # a sua hashtag não trará nenhum alcance.
Como usar hashtag no Instagram
O Instagram é a rede social que as pessoas mais costumam usar as famosas hashtags. Inclusive, o Instagram facilita o processo de alcance quando você usa as hashtags. Com isso, outras contas que procurem assuntos relacionados ou tenham interesse em determinado conteúdo, mas não lhe segue, podem ver o seu post.
Claro que não podemos comparar o alcance das hashtags com o alcance do impulsionamento, por exemplo. Mas é uma ação orgânica que quando utilizada corretamente pode surtir bons resultados.
Mas, cuidado! O excesso de hashtag também pode prejudicar o seu engajamento, a própria plataforma do Instagram orienta para utilizar no máximo trinta hashtags por publicação. Então, selecione bem as suas hashtag, conforme o objetivo de seu post.
Outro ponto bem interessante e que poucas pessoas sabem é que existem hashtags que são banidas no Instagram. É isso mesmo! Trata-se do Shadowban, um banimento fantasma que o Instagram aplica para bloquear o desempenho das postagens, mas de uma maneira que não seja explícito. Assim, a pessoa que a mencionou muitas vezes nem sabe que sofreu esse banimento, alguns são temporários e outros banimentos podem ser para sempre.
Como usar hashtag no YouTube
Você não utiliza hashtag em seus vídeos no YouTube? Então comece a usar hoje mesmo se quiser que ele seja encontrado de maneira orgânica. Mas, antes quero apresentar os mecanismos para melhor utilizar essa estratégia em seus vídeos.
Como comentei no tópico anterior, procure selecionar bem as suas hashtag no YouTube também. Muitas vezes o menos pode ser mais assertivo, uma dica essencial é de usar de três a quatro hashtag no YouTube, assim você terá um controle e pensará até duas vezes na hora de selecionar quais palavras devem ser utilizadas.
Uma forma de escolher bem as hashtag é através de ferramentas para encontrar as melhores hashtag, conforme o seu produto ou serviço, você encontrará as hashtag que estão em alta no seu segmento e de acordo com o seu conteúdo.
Como usar hashtag no Linkedin
O Linkedin é uma rede social destinada para negócios, diferente de outras redes sociais que também são utilizadas como forma de distração. No Linkedin, a hashtag também ajuda a maximizar o alcance de seu conteúdo. Inclusive, ao adicionar a #, automaticamente, outras hashtag do mesmo segmento serão direcionadas, uma pegada bem parecida com o Instagram, nesta percepção.
Como usar hashtag no Facebook
O Facebook oferece um leque bem amplo de ferramentas, uma rede social ideal para qualquer segmento estar ativo, realizando estratégias. E assim, como as demais redes sociais que mencionei, a hashtag também deve ser utilizada com com ações assertivas. Para melhorar o seu alcance, procure deixar as suas publicações no modo público, assim outras pessoas podem ter acesso ao seu conteúdo.
Como usar hashtag no Twitter
As hashtag podem ser utilizadas também no Twitter para criar conexões instantâneas e melhorar o seu alcance orgânico. Principalmente no Twitter, que as pessoas costumam pesquisar os assuntos que estão em alta através da hashtag. Então não perca essa oportunidade para levar suas informações, soluções e diferenciais para mais pessoas!
Vou deixar aqui a Tagsets, uma ferramenta bem prática para encontrar as melhores hashtags, ajudar no engajamento de suas mídias sociais e não correr o risco de banirem a sua publicação.